Sábado, 17 de Setembro de 2005

Como estão os leitos das Ribeiras?

leito.jpg


Se chegar em força a ânsiada água, como estão os leitos das nossas Ribeiras?


Esta é a questão que me levou a fazer alguns percursos nesta freguesia. E posso deixar, em forma de avaliação geral, a opinião de que os terrenos agrícolas confrontantes, quando trabalhados têm o leito da ribeira limpo; todos os incultos têm os leitos cobertos de mato e lixos vários e volumosos.


Existe legislação que atribui, claramente, as obrigações nesta matéria. Define competências às autarquias que se fossem cumpridas não encontrariamos imagens como a apresentada.


Fica feito o alerta... ainda há tempo de prevenir as consequências de uma enxurrada traiçoeira.

publicado por aalmeilda às 10:55
link do post | comentar | favorito
|
12 comentários:
De Sebastio a 18 de Setembro de 2005 às 18:19
Caro jj, para mim limpeza não é desmatação, se o senhor quando limpa a sua casa usa uma motoserra isso a mim nao me diz respeito. A única entidade que aqui falou como única soluçao para enxurrada, a desmatação, foi o senhor. Já agora presumo que no seu leigo conhecimento de ecologia que para acabar com os incendios seria boa opcção cortar todas as arvores. Longe de mim querer ser descabido, mal intencionado ou ofender alguem, por isso mesmo me despeço com um sincero cumprimento para si!


De Antnio Almeida a 18 de Setembro de 2005 às 16:06
Nova concordância jj, então vá lá ver a ribeira e diga que acha?


De jj a 18 de Setembro de 2005 às 14:12
Ó amigo Almeida nem me fale neese armazem de pneus pois dá-me logo uma azia, devia ser preso quem liçenciou aquilo, e foi liçenciado, se fosse clandestino ainda se podia compreender que a fiscalização não visse (cego......) pois fica num sitio "isolado"


De Antnio Almeida a 18 de Setembro de 2005 às 11:50
jj, claro que é infeliz a relação feita entre o desaparecimentos das crianças, pois a causa nada terá tido a ver com falta de limpeza da Ribeira em causa. Mas relativamente à Ribeira que refiro, terá que ser feito um amplo trabalho de desmatação, não tanto o caniçal porque a enxurrada cuidará disso... poderia ser reduzida a sua quantidade o que envitaria a fixação de entulhos e consequente estrangulamento da corrente. Olhe, como o vejo interessado, dê um salto ao Santuário e faça o caminho do Cerro até à Esparguina. Mais fácil vá até à Ponte de Santo António e passe junto do Armazém dos Pneus, se poder vá pelo Olival logo a baixo do Recinto da Feira e caminhe para jusante da Ribeira... verá de que falo! Concordo com as suas preocupações quanto à importância da vegetação na fixação do leito, mas aqui não esse o caso.


De octario a 18 de Setembro de 2005 às 11:15
Se a Camara fizer cortes de agua depois das eleiçoes ira de certo criar alguns problemas de odor aqueles que o pouco que lhes resta deste jujun de 4 anos se transformar não num redondo charuto mas numa fétida agua amarela, que assim não tera o devido escoamento, porque os gases leva-os o vento


De jj a 18 de Setembro de 2005 às 10:36
O comentário em relação ao desarecimento das duas crianças na Tor neese fatidico ano é perfeitamente descabido, imoral e infeliz, pois não foi por falta de limpeza das margens, só um ignorante ou mal intencionado pode dizer que retirando a vegetação que cobre as margens da ribeira evitaria tal tragedia, aliás sem ser ecologista tenho uma opinião bem presisa sobre limpeza de ribeiras: não se devem fazer por sistema e só em ultimo caso, como tive oportunidede de constar da ultima vez que tal ocorreu e por accão da Idraulica do Algarve resultou na total erozão das margens (que entretanto a natureza repos)por falta do suporte de todas as plantas que ali proliferam, concordo sim com a limpeza das sarjetas quanto á ribeira: deixem a natureza em paz


De Joaquim a 17 de Setembro de 2005 às 23:33

Eu penso que se tivessem começado uns cortes de água há uns meses largos não seria preciso cortar a água após as eleições. A não ser que S. Pedro nos mande alguma enchurrada. Se isso acontecer a Santa Câmara que se cuide.com os entupimentos que há por aí..........
Vocês já pemnsaram nos milhares e milhares que se tem gasto em propaganda de espectáculos, são aos milhares de panfletos feitos do melhor papel . AI MOÇOS ESTOU DESEJANDO QUE VENHA O DIA 9 DE OUTUBRO. ATÉ JÁ ME TREME A MANITA.....ARRRRRRRRRRRRRRR. Vou-me embora se não arrebento . Como o outro diz. PUM ! Joaquim


De Antnio Almeida a 17 de Setembro de 2005 às 18:33
Caro jj,entendo o seu ponto de vista, mas considero que tem uma visão estreita das capacidades dos orgãos autárquicos. Eu considero que em matérias em que a competência directa não lhes pertença, podem/dever interceder junto das instâncias com obrigações na matéria (CCRA) ou em sua substituição (ou com o seu consentimento) agir em defesa das populações. Eu defendo acção proactiva. Irei colocar um conteúdo com a súmula da legislação aplicável. Teremos que chegar a consensos entre a defesa do ambiente e a segurança dos cidadãos, de modo que uma não dificulte a outra.


De jj a 17 de Setembro de 2005 às 16:02
Caro Almeida quero informar que não cabe á Camara a limpeza das ribeiras, alias se o fizesse caia o carmo e a trindade lá para os lados do Ambiente , os mesmos que não primitem a limpeza dos terrenos junto ás casas que se situam na serra Algarvia com as consequençias que se conhecem, nem uma ortiga se pode arrancar depois quando arde culpam os bombeiros de inação termino dizendo que quando a Camara reparou o açude da ribeira de Algibre esperou meses sem conta (ainda no tempo do PS, para não ser tendencioso)


De Antnio Almeida a 17 de Setembro de 2005 às 15:46
Se lembro Sebastião!!! E aquele pé d'água em 27 de Maio de há uma dezena de anos! A água foi tanta e tão súbita que não houve sarjeta que valesse, por estarem entupidas. neste último caso o problema aconteceu na zona urbana em redor da Rua das Lojas. Se nada fôr feito, podemos ter dissabores. Temos que apelar à Junta e Câmara para que procedam à limpeza dos leitos de Ribeiras e não se limitem à limpeza de sarjetas.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
15
16
17
18

21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Novo Espaço para o "seBAS...

. Estacionamento Eleitoral!...

. Biografia de Miguel Torga...

. 100 anos de Torga... Libe...

. Do rico espólio documenta...

. "Tomada do Castelo"... de...

. Inauguração Amanhã!

. Vem à Terra o mais ilustr...

. Silêncio à espera de Agos...

. A uma Boa Notícia ofereço...

.arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds