Quinta-feira, 11 de Agosto de 2005

Ciclo da Água!

BICAS.jpg


Afinal onde vão parar os cerca de 115.000 litros de água que diariamente corre das "Bicas Velhas" desta nossa Cidade?


Todos nós sabemos que a água não se perde, sendo certo que perde as qualidades que a faz consumível pelo ser humano, em função do percurso de tem no seu Ciclo próprio.


Ouvidas várias opiniões, desde as mais técnicas às mais leigas. Feitos alguns passeios seguindo-lhe o rasto. Confesso fiquei sem certezas e com muitas dúvidas quanto ao seu destino, sendo seguro que no final alguma se infiltra no solo, alimentando lençóis subterrâneos.


Numa época de grave carência, achei importante questionar-vos sobre este assunto. Quem sabe, talvez cheguemos a boas e aplicáveis ideias para o futuro?

publicado por aalmeilda às 21:46
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Capota a 18 de Agosto de 2005 às 23:49


Como é possível que estando a nossa Terra a atravessar a maior seca do Seculo se desperdice assim milhares de litros de água.
As torneiras sao capaz de ser~uma boa ideia.
O BLOG SEBASTIÃO VAI CONSEGUIR SOLUÇÂO.
Entretanto peçamos à MÃE SOBERANA
que nos mande uma aguinha já em Setembro.
Poupemos este OURo cada vez mais escasso. Capota


De Artur a 13 de Agosto de 2005 às 20:15
O Sr Piçarra fez uma boa proposta e joaoscotex também! Não sei se dará para pôr torneiras nas bicas, mas assim ou com depósito, alguma coisa devia ser feita numa altura destas devemos aproveitar toda a água que temos! Não pensar em nada e deixar andar é criminoso porque põe em risco a saúde e bem-estar dos munícipes. Ou será que anda tudo a dormir?


De joaoscotex a 12 de Agosto de 2005 às 10:16
DEixem estar, vamos é iniciar uma contagen decrescente desde hoje, para vermos quando é que a nossa edilidade lá vai colocar umas torneiritas?!


De Artur a 12 de Agosto de 2005 às 09:04
Estes governantes não se preocupam com as pessoas, não têm qualquer estratégia para a escassez da agua, nem colaboram na campanha nacional de poupança. Quando racionarem o abastecimento temos que nos revoltar!
São totalmente desinteressados pelos problemas dos cidadãos, incapazes de elaborar projectos e de solicitar soluções técnicas porque só estão a pensar em ganhar eleições. Fizeram birra e deixaram de abastecer o Parragil com água do autotanque, parece que havia muitos pedidos... assim favorecem a venda da água dos privados!
É demasiada incompetência... Basta!


De Ruiva a 12 de Agosto de 2005 às 02:28
115.000 Litros de água desperdiçada??? Quantas cisternas iguais à minha não dariam para encher… Isto é no mínimo criminoso! Alguma vez os senhores autarcas pararam para pensar um pouco, e se dedicaram a arranjar uma solução viável, que possibilitasse o aproveitamento total ou parcial deste precioso líquido? Que moralidade há para se desperdiçar água desta maneira, quando a poucos quilómetros desse local, a água teima em não chegar? Promessas, promessas e mais promessas e a ilusão de um dia ver correr água da rede pública nos canos das casas de S. Sebastião, continuam por isso mesmo – uma ilusão. Ainda se não houvesse água… mas há! E é desperdiçada perante a impotência de quem por lá passa. Será que conseguem imaginar o sentimento daquele que nada tem ao constatar tal facto? Como é possível que em pleno século XXI hajam cidadãos que não usufruem/beneficiam deste bem precioso e de primeiríssima necessidade? Continuo a pensar se não haverão munícipes de primeira e munícipes de segunda… Urge que se faça qualquer coisa, que se evite o desperdício irracional que se verifica nas Bicas Velhas. Há que tomar medidas rápidas e coerentes, pois se todos os dias somos “bombardeados” na televisão (e não só) para poupar água, como é que se desperdiça esta desta forma?


De Antnio Piarra a 11 de Agosto de 2005 às 23:39
De facto, num ano de seca severa, somos levados a pensar que a fresca agua das Bicas Velhas está a ser "estupidamente" desperdiçada!...Já lá vão os tempos em que todo aquele precioso liquido era aproveitado para rega das várias hortas existentes na zona, nomeadamente a enorme HORTA DEL REI...Já há muitos anos que essas hortas deram lugar a blocos de apartamentos que, obviamente,não necessitam de ser regados (apenas os xixis dos cães os vão humedecendo)..mas isso já é outro assunto!...Então para onde vai toda aquela agua?..Sinceramente não sei. Mas julgo que, em grande parte, vai parar ao esgoto. Um crime dirão alguns! Um absurdo dirão outros!..Desconhecendo razões tecnicas que justifiquem o actual estado de indiferença da C.M.L., sou levado a pensar que se trata de mais um acto de má gestão dos nossos governantes locais. Não seria viável a construção de um reservatório num local não muito distante das Bicas velhas para o qual fosse canalizado todo aquele precioso liquido?!!Esse reservatório ou depósito poderia ser uma fonte de abastecimento dos auto-tanques dos bombeiros ou da C.M.L (para servir as zonas rurais mais carentes de agua e até mesmo para rega) e poderia possibilitar de igual forma que as pessoas lá enchessem os seus garrafões....Esta é apenas uma ideia que necessitaria de um parecer técnico . Acredito que os senhores da autarquia nunca se preocuparam com este caso; pois desconheço qualquer estudo efectuado visando o aproveitamento destas aguas!Caso esteja enganado, agradeço que algém conhecedor da matéria me corriaa....Lamentavelmente, o interesse manifestado pelas Bicas Velhas é idêntico ao empenho que a autarquia tem demostrado por toda a parte velha da cidade. Uma vergonha!!! Sr. Horácio Piedade, passados dois anos após a nossa conversa em que o Sr. se compremeteu apresentar um plano de recuperação e embelezamento da referida zona, pergunto-lhe publicamente: ONDE ESTÁ ESSE PROJECTO??????Se as palavras resolvessem os problemas e contribuissem para o progresso da nossa FREGUESIA, S. Sebastião estaria certamente muito melhor...Acreditamos que Outubro traga novos ventos a Loulé e, particularmente, a esta esquecida parte da cidade....Ah...temos o S. Francisco Garden!!! Que ingrato estava a ser...


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
15
16
17
18

21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Novo Espaço para o "seBAS...

. Estacionamento Eleitoral!...

. Biografia de Miguel Torga...

. 100 anos de Torga... Libe...

. Do rico espólio documenta...

. "Tomada do Castelo"... de...

. Inauguração Amanhã!

. Vem à Terra o mais ilustr...

. Silêncio à espera de Agos...

. A uma Boa Notícia ofereço...

.arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds