Terça-feira, 21 de Junho de 2005

Hino do Parragil

Já se forem, já vierem
As formoisas indorinhas.
Levarem soidades tuas,
Trózerem soidades minhas!

Pedimos que nos enviem outras quadras do hino, de forma a juntos protegermos esta pérola do Cancioneiro e Tradição Oral do Parragil.
Talvez, quem sabe, alguém se lembre da música e possamos gravar o Hino Completo.
Consta que nos anos 60 do século passado ainda era cantado nos Bailes da Sociedade.

Enviem os vossos contibutos para: antonioalmeida@mail.telepac.pt
publicado por aalmeilda às 09:04
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Antnio Almeida a 29 de Junho de 2005 às 17:16
José Sebastião, agradeço o seu avisado conselho.
É a pronúncia só pode ser dita... se escrita originará falhas ortográficas: é verdade!
Pode tomar a quadra como entender, é livre de o fazer mas não julgue, antes de questionar... concluo que o Hino não tem esta quadro ou o Sr não a conhece. Ou quer responder-me para eu não julgar?
Há muita coisa que não sei... mas gosto de aprender... sou curioso e atento!


De Aníbal de Sousa a 2 de Outubro de 2009 às 19:25
Prezado sr . Almeida!
Estou basicamente consigo nessa querela com o sr . Sebastião (que é, diga-se, bastante rude e infundamentado nos seus comentários). De qualquer maneira, permita-me que sugira que há dois aspectos distintos a considerar neste caso: um é o de se recuperar a letra e a música de um eventual hino, escrito e composto por determinada pessoa em determinado tempo; outra coisa é pesquisar as tradições populares, a etnografia e o folclore de uma região, em concreto aquela onde o Parragil se insere. E isso tem regras que devem ser seguidas para que se consiga alguma legitimidade na recolha de tradições que se transmitiram na oralidade por inúmeras gerações. Para isso é preciso identificar interlocutores qualificados de entre a população mais idosa, cuja memória possa ainda ser despertada.
Mas, seja como for, a sua iniciativa é excelente. Resta a quem souber, puder e quiser, ajudar. Eu, por mim, pouco mais posso fazer do que isto.

Um abraço

Aníbal de Sousa (neto da Tia Jacinta Espadinha)


De Jos Sebastio a 26 de Junho de 2005 às 15:55
Digam-me lá de onde surgiu esta ave rara, de nome Almeida?
Não faço ideia quem é o Sr... Mas parece irei conhecer a sua imagem em breve, uma vez que anseia a ser presidente da junta de S Sebastião.
HINO DO PARRAGIL: Pois, para já, quem lê essa linda quadra que o sr arranjou não sei onde, parece que estamos a falar de gente que instrução primária tem! Mas que falta de classe! Uma coisa é a pronúncia, de que todos nos devemos orgulhar, outra coisa é não saber escrever. Sabe que no Parragil a instrução primária data do tempo da 1ª Republica!?
E a música das pulguinhas diz-lhe alguma coisa? Não me parece... pois pergunte a alguem verdadeiramente Parragilense, se as pulguinhas não são um autentico hino desta terra.
Outra barabaridade que li neste blog, "SITIO DO PARRAGIL DA FONTE ROUBADA". A quem é que o Sr prentende chegar com tanta simpatia? Continue assim que não vai longe...


De Antnio Almeida a 21 de Junho de 2005 às 23:03
Valentim; podia até nem conhecer nenhum desses sítios, que não teria menores direitos eleitorais.
Gosto profundamente desta freguesia, trabalho nela há mais de vinte anos. Tenho família na Ribeira de Algibre, Monte Seco, Castelão.
Apoio há anos o Centro Social e Cultural do Parragil, joguei Petanca na Quinta do Monte (sabe)...
Qual é a dúvida? É assim tão difícil saber o que a freguesia precisa para se ter que ter nascido nela? Já agora ajude a completar o Hino do Parragil, ou não quer ajudar com uns votos e guardar para si a obra integral. Desculpe, é que por vezes parece que de tão sabedores e defensores da tradição afastam aqueles que querem ajudar, ou então: há quem queira que tudo fique na mesma, mas existe uma zona urbana que quer e precisa de se desenvolver. Obrigado pela questão que colocou.


De Valentim a 21 de Junho de 2005 às 20:30
Muito bem Almeida, aproveita a problemática da fonte do Parragil, pa sacar uns votos...esteve bem agora. Mas diga-me uma coisa, alguma vez o meu amigo foi à sociedade dar um passinho de dança, alguma vez foi à festa da nossa Senhora de Boa Hora, alguma vez bebeu uma "fresquinha" à da celeste ou à da Lizete, alguma vez passou a caminho do palmeiral, em direcção à soalheira, passando pelo barrocal, descendo até ao parragil e subindo até à picota...Duvido. P.S - Sabe-me responder quantos moinhos existem da mira serra em direcção à picota???? Valentim


De Antnio Almeida a 21 de Junho de 2005 às 15:15
Aquilo que desejo, caro dsc, como você, é contribuir para o progresso do nosso concelho.
Afinal, poderei visitá-lo e ao seu Blog e aí, se permitir, deixar a minha opinião. Nada mudará se o eleitor não quiser, logo... todas as opiniões podem contribuir para formar decisões!
Obrigado por ter respondido. Se me permitir de vez em quando deixarei uma opinião, opine pois também, será bem recebido!


De dsc a 21 de Junho de 2005 às 13:21
Caro Almeida!!

www.tertulialouletana.blogspot.com não apareceu a 6 meses das autárquicas como outros que por ai andam. Apesar de ser “laranja" e mesmo o seu criador fazendo parte da Assembleia de Freguesia de São Sebastião, tenta ser o mais imparcial possível pois pretendo promover o debate e não o politiquismo barato.

O blog tem estado parado sim senhor, mas não é com falta de ideias. Esteja descansado pois, ao contrário de muitos que tem férias o ano todo, existem pessoas que contribuem para a criação de riqueza neste pais. Felizmente estamos em época alta e o meu trabalho não me te proporcionado hipótese de escrever com a regularidade que gostaria.

O senhor e o seu blog de ideias, sendo apenas mais uma ferramenta de propaganda politica, tem por isso que estar actualizado pois anda à procura do “tachinho” lá na Junta - vá-se lá saber porquê… O que me deixa perplexo é que o senhor que tem mil e uma ideias para a Freguesia nunca tenha sequer assistido a uma assembleia durante o ultimo mandato.

Quando nos movemos pelo sentido do serviço e dever público, contribuímos sempre, e não apenas a 6 meses das eleições. Parece-me então que os apetecidos 1000 euros de salário de presidente da junta fazem mexer muita gente


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
15
16
17
18

21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Novo Espaço para o "seBAS...

. Estacionamento Eleitoral!...

. Biografia de Miguel Torga...

. 100 anos de Torga... Libe...

. Do rico espólio documenta...

. "Tomada do Castelo"... de...

. Inauguração Amanhã!

. Vem à Terra o mais ilustr...

. Silêncio à espera de Agos...

. A uma Boa Notícia ofereço...

.arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds