Segunda-feira, 23 de Abril de 2007

Dia do Livro e dos Direitos de Autor - 23 de Abril - Hoje!

World_Book.jpg


Até às 20,00h... ainda há tempo para ir à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andressen. Em S. Clemente (claro) Loulé e pegar um livro para ler nos bocadinhos que ao trabalho conseguir subtrair e assim acrescentar, saber, imaginação, bem-estar e não deixar que a vida nos seque o sonho.


23 de Abril é uma data simbólica para a literatura mundial porque nesta data em 1616 morreram Cervantes, Shakeaspeare e Inca Garcilaso de la Vega. Também é a data do nascimento ou morte de outros proeminentes autores tais como Maurice Druon, Haldor Laxness, Nabukov, Josep Pla e Manuel Maria Vallejo.


Boas leituras!

publicado por aalmeilda às 17:48
link do post | comentar | favorito
|
28 comentários:
De Mano Z a 3 de Agosto de 2007 às 11:45
Aos estimados utentes da Biblioteca Municipal de Loulé, aproveito este espaço para anunciar um novo serviço, trata-se de uma rede sem fios que permite o acesso á Internet a custo zero, disponível á cerca de 2 semanas, no interior do edifício, nas suas áreas públicas. A muito breve trecho (Setembro) irá este serviço ser disponibilizado para o exterior, tendo esperança de um alcance satisfatório. Este serviço surge no proseguimento de uma política de remodelação/evolução tecnológica a que este espaço se propôs. As coisas vão avançando, mais novidades surgirão em breve, certo é que nem sempre á velocidade que os Munícipes gostariam, ou mesmo os próprios Funcionários, (sim porque se não todos, alguns trabalham). Aceitam-se testes e críticas construtivas, só assim haverá evolução, mas sejamos responsáveis e deixemo-nos de ataques pessoais, ou de comentários jocosos aos problemas de cada qual.


De Ventura S. Barbosa a 18 de Julho de 2007 às 15:15
Caríssimo Almeida: 1. Não existe, no organograma municipal, a figura de "DIRECTOR DA BIBLIOTECA". A não ser que, a exemplo do nosso primeiríssimo engenheiro, se refira ao "estatuto social" que tal cargo confere. MRRPPD oblige! 2. Ao arrepio do que a Direcção-Geral do Livro e da Leitura compromete, ao estabelecer o contrato-programa com o munícipio, e contempla no seu site, a direcção da biblioteca sophia cabe a um bibliotecário. Consulte e confirme. Falamos de direcção técnica e não "social"! É fácil de entender que, nestas circunstâncias, um curioso nunca poderá conjugar Know-how para construir aquilo que, desde 2001, deveria estar disponível. A questão - com pilhas ou não - não é informática, nem tão pouco de "reforço, renovação e aquisição de equipamentos para uso dos utentes". A questão é de informática documental, e, nestas ocasiões, quem pode pode, e quem pode faz, e faz bem.


De Antnio Almeida a 16 de Julho de 2007 às 18:37
Ventura, novamente; a ingestão de pilhas... resultou de tensão ou depressão, por motivos que serão, por certo alheios, ao catálogo pois a questão é informática segundo julgo saber.


De Antnio Almeida a 16 de Julho de 2007 às 18:33
Ventura; como disse não identificarei os participantes que o não façam pessoalmente. Assim, apenas negarei aquilo que estava a sugerir: Não é o Sr. Director! Sobre a questão do Catálogo On-line, soube que depois do reforço, renovação e aquisição de equipamentos para uso dos utentes é de esperar para muito breve a efectiva disponibilidade desse meio de consulta. Como deve saber o Arquivo Municipal de Loulé está a ser instalado e será inaugurado em breve. Pois esse espaço é "também" da responsabilidade do Director da Biblioteca e envolve uma parte da sua (dele)equipa. Acredito na competência desse quadro autárquico a ponto de confiar que nesta área estamos bem. Quando tiver novidades publicarei!


De Ventura S. Barbosa a 16 de Julho de 2007 às 13:20
Almeida caríssimo: já estamos no verão e o catálogo continua sem vir ao nosso reino. O senhor Mano Zé ( que raio de nique! ) não é bibliotecário, nem responsável pela biblioteca. Mas isso pouco importa, não é verdade? Afinal o responsável não é bibliotecário! Corre, por outro lado, que o bibliotecário devorou uns drunfos para colocar, finalmente, o catálogo no ar. Vamos aguardar pelo efeito.


De Antnio Almeida a 15 de Junho de 2007 às 16:24
Caro Ventura; também não gosto de anónimos, tolero "nicks" e é por reconhecer alguns que agora o informo, evitando dúvidas ou erradas conclusões: "Mano Zé" não é, de modo algum bibliotecário e muito menos responsável pela Biblioteca. Não me compete, nem devo identificar nenhum interveniente que deliberadamente o não faça. Direi a concluir: Não sou eu nem João Saboia, que, a seu tempo fornecerá um comentário sobre esta polémica do catálogo e dará outras notícias.


De Ventura S. Barbosa a 15 de Junho de 2007 às 00:22
Parece que este Mano Zé é o pseudónimo e/ou heterónimo - ou como agora se diz o nick - do bibliotecário com responsabilidades de direcção da biblioteca ( ver ponto 2 da cláusula 5ª do Contrato Programa que a autarquia estabeleceu com o Instituto do Livro) que não envia para o ar o respectivo catálogo para confirmarmos se, afinal, o dito cujo tem "algumas incorreções" ou, pelo contrário, está repleto delas. Se entender tanto disto como no português imaculado em que se exprime:"deixar-mos" devemos ficar mesmo preocupados com o "achincalhamento".


De Antnio Almeida a 22 de Maio de 2007 às 19:16
Obrigado "Mano Zé" pelos esclarecimentos que trouxe! Sabendo das funções que lhe estão confiadas, queira que eu acredito no que afirma e faço votos que no Verão tal aconteça e que os erros estejam sanados! Espantado estou porque sei, que o caro não gostando de Blogs, leu e comentou este; fico ainda mais grato pela reverência. Penso que todos me acompanham nesse agradecimento! Não posso aceitar que tenha deixado cair o bom tom e entrado em considerações sobre os (imaginados) intuitos dos comentários de que não gostou. A forma pouco educada como a eles se referiu macula-o mais a si do que aos que pretendiam respostas, para mais o caro não foi deles diferente... também desejou ficar anónimo. Sabe bem que nos conhecemos há 23 anos! Saiba também que pretendia ouvir a sua opinião sobre esta matéria antes de escrever sobre ela e que até agora me limitei a seguir e moderar este debate, que agora fica, pelo menos para mim, esclarecido. Lamento que quase 7 anos após a sua abertura, serviço tão fundamentais da nossa Biblioteca, ainda não sejam efectivos. Não lhe assaco a si as responsabilidades técnico/científicas pelas delongas. Não entendo o seu azedume para com este tema e este Blog por assinalar as falhas que você confirma existirem. Até ao momento cuidou-se de chamar a atenção para os direitos do utente que não estão a ser efectivos e assim promove-se a celeridade na sua efectivação e não fora o preconceito muito em voga "de ser anti-blog" e já os verdadeiros responsáveis teriam vindo aqui apresentar as suas promessas e lamentos por tais demoras. Eu sou bem capaz de levar esta matéria a uma Assembleia Municipal porque aqui está em causa o bom serviço público de um espaço pago por todos! Não é a política que me orienta mas a CIDADANIA!


De Mano Z a 22 de Maio de 2007 às 12:20
A quem possa interessar...

O catálogo da Biblioteca Municipal de Loulé, embora possua de facto algumas incorreções, encontra-se disponivél em todos oa computadores afectos ao Público na referida Biblioteca, via intraNet. Até ao verão estarão dois terminais de consulta ao Público nesse espaço para acesso exclusivo ao referido catálogo, já se encontra em projecto a colocação do referido catálogo em página própria. Fariam melhor em perguntar a quem sabe, em vez de mandar "piropos" e "bocas" para o ar ao abrigo destas máscaras modernas que são os "blogs", que em vez de funcionarem como verdadeiros locais de discussão servem para descontentes politicos, enfermos de verborreia e outros, obterem uma satisfação perversa em criticar maldosamente tudo e todos sem darem a cara. A discussão de assuntos de natureza Pública é importante, importante demais para deixar-mos que se transforme em simples achincalhamento. Mano Zé


De Antnio Almeida a 20 de Maio de 2007 às 16:20
As ideias e opiniões são válidas e fontes de mudança. As críticas e denúncias são a forma preliminar da formação dessas opiniões e ideias, são por isso mesmo enriquecedoras deste espaço de cidadania! Apenas assumo que gosto de me referir a cada autor podendo nomeá-lo. Para mais, seria recíproco e todos nos identificariamos. Aceito, que mesmo anónimos, nos deixem as opiniões e críticas embora não entenda a razão do medo que estápor detrás de intervenções legítimas e correctas. Não posso dominar com profundidade todos os assuntos que aqui surgem, nem pretendo limitar as análises, apenas desejo que os comentários se concentrem nos assuntos dos Postes. Podemos evitar referir "ismos" aplicados a terceiros. Tudo o que aqui se escreve é público e pode ser refutado, ganhamos em ser claros e cordeais! Sobre a questão do Catálogo da Biblioteca já pedi informações sobre o seu estado, tendo sido diversas as respostas, não tenho ainda matéria suficiente para escrever sobre o assunto e não quero fulanizá-lo. Quero tratá-lo enquanto "serviço" e não "avaliar os servidores".
Como vê caro; não há problema em querer ser responsável, talvez arrisque ser julgado como "pondo água na fervura" com diz; não li aqui nem ouvi na Biblioteca, tanta fervura assim!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
15
16
17
18

21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Novo Espaço para o "seBAS...

. Estacionamento Eleitoral!...

. Biografia de Miguel Torga...

. 100 anos de Torga... Libe...

. Do rico espólio documenta...

. "Tomada do Castelo"... de...

. Inauguração Amanhã!

. Vem à Terra o mais ilustr...

. Silêncio à espera de Agos...

. A uma Boa Notícia ofereço...

.arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds