O novo urbano na Avenida Eng. Duarte Pacheco, após ter parado no Futuro Parque de Estacionamento Charles Bonnet, rumando ao centro da Cidade.
Isto pode fazer sentido... Veremos se é para continuar!
O circuito planeado esqueceu, uma vez mais a Campina de Baixo e a Zona Industrial. Lembramos aqui que aquela população e utentes se encontram bloqueados por uma Rotunda e Viadutos que lhes cortam a mobilidade. Nada estando a ser feito para a resolução deste gravÃssimo problema, podia o Urbano ajudar a minimizá-lo.
Seria fácil resolver este problema, se a preocupação fosse, a resolução dos problemas das pessoas! Â
Pois é... O urbano surgiu agora pintado de fresco para a campanha. Concordo que não existe polÃtica de transporte, eles existem enquanto há aulas, os alunos garantem preenchimento de lugares. Eu quiz lembrar a inexistência de percurso pedonal entre a Zona Industrial e a nova Avenida Andrade Sousa e pensei que o Urbano podesse ajudar. Poderia ter sugerido com António Piçarra (e bem) que o urbano ligação a Estação à Cidade. Eu quero o Urbano gratuÃto como forma de apoiar a população senior e ainda para reduzir o número de viaturas que vêm ao Centro da Cidade. A ligação gratuÃta ao Centro de Saúde tem que ser garantida! O Terminal Rodoviário tem que sair do Centro da Cidade, terá que estar numa das entradas e o transporte para o Centro tem que ser feita pelo Urbano. Quero colocar este conteúdo à discussão mais tarde mas ficam já estes tópicos, talvez queira comentar para irmos formando opinião!
De Joachim Chibo a 20 de Julho de 2005 às 20:57
Amigo Almeida
Não se espalhe com esta história do urbano. Aquilo não é o que parece. Se bem me lembro o urbano arrancou à borla(!) para os utentes, contemporaneamente à abertura do actual Centro de Saúde e inteiramente pago pelo erário público, isto é, pela CML. Posteriormente foi aberto um concurso público para aluguer de um ou vários autocarros que cumprissem os actuais itenerários. A receita gerada reverte para a EVA e a CML paga a diferença ( e não é pouco). A solução do problema não passa por aÃ, mas sim com uma verdadeira polÃtica de transportes. Em plena pré-campanha eleitoral é curioso que nem o PSD, nem o PS, para não falar do PCP ou BE ousam tocar no assunto. Será que desconhecem que uma das competências da Câmara Municipal é precisamente definir a polÃtica de transportes urbanos e inter urbanos. As câmaras municipais ainda têm competência para concessionar as carreiras de transportes públicos urbanos e inter urbanos. Já era assim antes da nacionalização da EVA, continuou a ser assim`no tempo da Rodoviária Nacional e continua a ser assim actualmente com o privado EVA a ser o concessionário monopolista, que só assegura as carreiras que quer ( que são rentáveis) e abandonando por completo as populações das periferias. Porque não abrir um concurso global para concessão de todas as carreiras que forem consideradas necessárias ao harmonioso e sustentado(!) desenvolvimento do concelho. As rentáveis e as não rentáveis incluÃdas no mesmo pacote, depois de veria se havia ou não concorrentes. Tal como está, com o concessionário monopolista a assegurar apenas os percursos que lhe interessa é que não está çá muito bem. A ignorância e o laxismo dos autarcas que nos têm desgovernado nas últimas décadas, conduziram à situação actual. PolÃtica de transportes não pode ser apenas e só plantar abrigos de aitocarro com as letras LC, nas quais não param autocarros porque pura e simplesmente as carreiras existentes são poucas ou nenhumas.
Espero que o tema pegue.
by Joachim Chibo
Perdoa Piçarra,não referi essa tua justa sugestão!
É bem verdade que a situação actual da Estação de Caminho de Ferro, com aperda de paragem e criação de outra após o viaduto rodoferroviário veio produzir inomeráveis incómodos aos moradores e utentes da zona da Estação. Estes poderiam ser minimizados como referes, nas horas de partidas e chegadas dos comboiois com mais passageiros com um Urbano que fizesse essa ligação.
De António Piçarra a 19 de Julho de 2005 às 13:04
Já havia referido neste espaço o urbano louletano.Penso que seria uma optima ideia incluir mais um circuito que contemplasse não só a zona industrial, mas também a Estação C.P. Antes, a EVA, na sua carreira Loulé/Quarteira, possuia uma paragem à porta da estação ferroviária. Neste momento, qualquer utente do comboio, a unica alternativa que possui para se deslocar entre a cidade e o caminho de ferro é o TAXI!!Sugiro que o URBANO sirva a Estação da CP de Loulé/Quarteira, especialmente nos horários dos InterCidades e dos Alfas Pendulares. Que tal a ideia?...
Sei sim Helder! Não penso que deve ser dado ao Parque um tal nome, isso seria ofensivo. Eu confesso que também, não liguei, durante anos, aquilo que restaria do tal Jardim Botânico do Bonnet, sabido o uso dado ao terreno... Pouco restava das raras espécies, que sem os devidos cuidados... já não existiam hoje! A memória e homenagem, talvez deva ser assegurada com área documental e não apenas com um bosto em jardim de urbanização privada como propõe Seruca EmÃdio.
Neste post devia comentar o urbano e seu circuito, desculpem, mas está relaccionado... porque existe uma paragem do dito, junto do Futuro (Provisório) Parque.
De
HFR a 19 de Julho de 2005 às 09:52
Almeida, parece-me um pouco abusador chamar de Charles Bonnet um qualquer parque de estacionamento. Uma ofensa ao grande botânico que ele foi e sobretudo uma subtil forma de ignorar o atentado ecológico e urbanÃstico que mais uma vez a Câmara concretizou. Ou não sabes?
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