Quinta-feira, 9 de Junho de 2005

O nosso Ambiente - uma Riqueza nossa!

Adamastor.jpg

Os Parques Temáticos são pela Europa fora, espaços de promoção do turismo interno e formas lúdicas de criar conhecimentos e promover formas mais equilibradas de viver em respeito pelo ambiente.


A freguesia de São Sebastião em Loulé, encerra em sim, grande felicidade nossa, riquezas ambientais, geológica, vegetais e hídricas que podem dar lugar a diferentes espaços de usufruto lúdico e cultural, sem dúvida promotores de saúde e de contratartidas económicas com reflexos no emprego das respectivas populações.


A candidatura socialista a esta freguesia está a desenvolver os necessários contactos para, a devido tempo, apresentar propostas inovadoras nesta área.


O desafio que fica para vós, estimados visitantes, é que deixem a vossa opinião sobre o seguinte:


Será possível compatibilizar a defesa do ambiente e a exploração do espaço ambiental?

publicado por aalmeilda às 16:47
link | favorito
De Ruiva a 10 de Junho de 2005 às 19:39
É bom que nos preocupemos com a defesa do ambiente, e é imperativo que o façamos, fazendo passar essa mensagem para as gerações mais novas. "Compatibilizar a defesa do ambiente e a exploração do espaço ambiental", porque não???
É sempre possível fazê-lo, mas há que ter conta, peso e medida. Estou a lembrar-me de duas coisas distintas, mas de igual importância. Uma delas é a exploração de pedra, tão implementada no barrocal algarvio - um assunto muito polémico, a meu ver; outro, a exploração das minas de sal.
Quanto à exploração de pedra, as "ditas pedreiras" têm feito a cabeça em água de muito boa gente. Com as sucessivas explosões, lá se vão danificando as cisternas (tão usadas no sul do nosso país), abrindo fendas profundas, não só nestas como nas próprias habitações, de quem por perto lá vive. Mas aquilo que mais me choca, é ver ser destruído aquilo que o Algarve tem de mais bonito - a serra. Custa-me aceitar que as futuras gerações julguem esta província como uma planície. Já repararam que aquilo que outrora era um monte, agora não passa de uma miragem? Mais aberrante é verificar que o que já teve como vista - um monte - neste momento tem como vista - o mar. Não há dúvida que é o sonho de qualquer um, ter uma bela vista para o mar, mas a que preço??? À custa da devastação? Não será quase "criminoso" aquilo que se tem feito??? Ao fim de alguns anos, de grande devastação, alterou-se o sistema - agora só é possível "Esburacar" o monte virado para norte (talvez para não agredir os olhos dos estrangeiros aquando contemplam esta bela região). E então, e quem vive do outro lado, já pode ter como cenário uma paisagem tão descaracterizada, como aquela que lhes é imposta? Ocultar, parece ser a palavra-chave, a solução mais fácil para quem tem um profundo desrespeito pela natureza. Não se deveriam tomar medidas, por forma a estudar soluções passíveis de ser executadas, a fim de minimizar os estragos causados por este "mal necessário"? Porque não promover um concurso público, onde se solicitasse a colaboração daqueles que têm um sentido estético "mais apurado", de ambientalistas, e de todos os que quisessem opinar, por forma a darem uma resposta que fosse exequível??? Meus senhores, há dinheiro para muita coisa, menos para aquilo onde este deve ser aplicado… Faça-se justiça, em prol da natureza, e não só!... Segundo consta, as minas de sal já encerraram, será verdade? Não eram estas utilizadas/frequentadas por pessoas com problemas respiratórios, nomeadamente a Asma? Então porque não mantê-las operacionais e fazer aquilo que o povo tão sabiamente costuma dizer – “matar dois coelhos com uma cajadada só”? Assim, explorar-se-ia o sal e minimizar-se-ia os problemas de saúde dos seus utilizadores, que são, como sabem, os grandes sofredores deste flagelo da modernidade – A Asma. Muito mais haveria a dizer sobre a defesa do ambiente/exploração do espaço ambiental. Tudo é passível de ser feito, desde que tenhamos em conta que será a herança das futuras gerações. Todos deveremos zelar por um bem comum – O nosso Planeta.


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
15
16
17
18

21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Novo Espaço para o "seBAS...

. Estacionamento Eleitoral!...

. Biografia de Miguel Torga...

. 100 anos de Torga... Libe...

. Do rico espólio documenta...

. "Tomada do Castelo"... de...

. Inauguração Amanhã!

. Vem à Terra o mais ilustr...

. Silêncio à espera de Agos...

. A uma Boa Notícia ofereço...

.arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub